Começou nesta sexta-feira, 9, o projeto “Estudante cidadão”, iniciativa da Polícia Militar nas escolas do Sul Catarinense. O pontapé inicial foi dado em Araranguá, na Escola Nova Divineia, onde o projeto começou a ser desenhado. O Estudante Cidadão visa moldar a disciplina nos pátios das escolas participantes, estimulando os alunos à aprendizagem.
"Valorização dos símbolos nacionais, da instituição escola. Que ela seja algo importante para o aluno e não algo que se torna depreciativo, onde as pessoas estragam, pintam, riscam", destacou o Coronel Cosme Barreto, comandante da 6ª Região de Polícia Militar.
Ainda de acordo com o comandante, o projeto quer "afastar aquele elemento inoportuno que muitas vezes cerca as escolas, como por exemplo de traficantes. Vai ter uma mudança muito salutar e esperamos que dentro de pouco tempo a gente colha frutos excelentes no aproveitamento do aluno", indicou Barreto.
O projeto será expandido para uma escola em Criciúma na segunda-feira e ao longo da próxima semana em uma escola de Içara. Soldados da Polícia Militar estarão nas escolas participantes para acompanhar o andamento. Os alunos receberão gratificação pelo bom comportamento e as atividades consistem em saudar a bandeira, como entrar em forma e bater continência.