Durante a última semana, os estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma foram avaliados a partir de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. O Programa Municipal de Avaliação da Aprendizagem de Criciúma (Promac) tem como objetivo analisar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos nas escolas municipais.
Aproximadamente 3 mil estudantes, matriculados nos 5º e 9º anos, foram avaliados. A avaliação passou por uma reestruturação neste ano, se adequando à régua de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que faz parte da composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Esta é a última etapa de uma série de três avaliações do Promac que ocorreram ao longo do período letivo de 2023. "Em Criciúma, o Promac permite trabalharmos com dados concretos da qualidade de ensino de nosso município, afinal só é possível melhorar aquilo que foi medido", destaca o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.
As provas são compostas por 44 questões, divididas entre o conteúdo de língua portuguesa e matemática, organizadas de acordo com as diretrizes curriculares do Ensino Fundamental do município de Criciúma, seguindo as matrizes de referência do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a coordenadora geral pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Gislene Sala, "a realização do Promac é sempre uma iniciativa importante nas unidades de ensino, pois, a partir dela, foi possível elaborar o plano de formação continuada docente, que visa desenvolver habilidades ainda não consolidadas com os estudantes".
O resultado da análise será entregue aos professores para que eles possam avaliar o percurso formativo dos estudantes e trabalhar, durante o ano letivo, ações para minimizar as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos alunos. A aplicação das avaliações encerra nesta quinta-feira (23).