Foi confirmado pelo Ministério das Comunicações que Criciúma e Cocal do Sul estão entre as próximas cidades aptas a receber a internet 5G. Agora, depende das empresas de telefonia antecipar a chegada nos municípios e da responsável pelo leilão, a Unifique.
De acordo com o vereador Nícola Martins, responsável pela pauta no legislativo criciumense, como a frequência das antenas que vai ser utilizada é a mesma usada nas parabólicas, na semana passada, houve uma limpeza na redes.
Ela seria feita no final de 2023, mas houve essa antecipação. “Todo o processo está ágil e estou acompanhando. Cabe, agora, às empresas organizadas no consórcio. Devo ir a Porto Alegre ou São Paulo para conversar e antecipar ainda mais”, diz Martins.
Apesar do prazo legal ser a instalação até 2026, o vereador acredita que isso possa ser antecipado. “Até 2024, pelo que estou acompanhando. Estamos mais rápido que São José e que outras cidades maiores que Criciúma e existe, sim, a possibilidade de antecipar a chegada”, complementa.
Alguns celulares já estão vindo com a tecnologia 5G, mas a rede móvel ainda está no 4G em Criciúma. Uma das dificuldades encontradas para acelerar a instalação é a matéria-prima que vem da China. “Pelo que estão me dizendo, isso está sendo regularizado para chegar o quanto antes”, explica o vereador.