Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Fehoesc faz balanço e aponta pandemia e cirurgias represadas como desafios

Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Santa Catarina completa 25 anos de existência

Por Redação Florianópolis, SC, 01/07/2021 - 16:50 Atualizado em 01/07/2021 - 16:51
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A sessão plenária realizada na manhã desta quinta-feira, 1º, teve como destaque um pronunciamento alusivo aos 25 anos de existência da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Santa Catarina (Fehoesc). Na ocasião, o diretor-presidente da entidade, Giovani Nascimento, apresentou as principais atividades desenvolvidas e apontou o atendimento aos pacientes de Covid-19 e as cirurgias eletivas represadas como maiores desafios para os próximos meses.

O dirigente abriu o seu discurso qualificando Tércio Kasten (ex-presidente), Canísio Winkelmann (primeiro tesoureiro) e Brás Vieira (diretor-executivo), como fundamentais para o desenvolvimento da federação – fundada em 11 agosto de 1995, em Joinville, e que representa mais de 2 mil estabelecimentos entre hospitais, clínicas e laboratórios no estado.

Entre os serviços prestados atualmente estão cursos para aprimoramento profissional, palestras, seminários e encontros catarinenses de hospitais; bem como a oferta de consultorias na área jurídica, Sistema Único de Saúde (SUS), assessoria administrativa e apoio nas ações coletivas de trabalho.

Todo o trabalho  desenvolvido, disse, está  alicerçado no Código de Ética do Administrador Hospitalar e baseia-se na interlocução constante com o poder público, sobretudo, na busca de recursos e melhores condições de atendimento para seus associados. “O diálogo é a chave de tudo”, afirmou.

Em outro ponto, ele apontou a pandemia de Covid como o maior desafio enfrentado pelas unidades de saúde que representa, responsáveis por 70% dos atendimentos realizados via SUS em Santa Catarina. Em parceria com o governo, disse, a Fehoesc se faz presente no enfrentamento à doença no estado por meio de uma representação no Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), colegiado formado por entidades e profissionais de diversas áreas da saúde para o debate sobre o cenário da pandemia. ”Podemos afirmar que, em função deste canal aberto com o Executivo, até o momento a rede hospitalar privada e filantrópica a qual representamos tem sido atendida em todas as suas reivindicações. Sem dúvida, é o reconhecimento do poder público a nossa importância.”

Em maio deste ano também foi lançada a campanha ‘A pandemia não acabou’, por meio da qual a federação buscou alertar a população catarinense sobre a importância da manutenção de medidas de prevenção como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, mesmo após o recebimento da vacina.

Também em consequência da pandemia, a federação, segundo disse, tem se mostrado preocupada com os cerca de 100 mil procedimentos eletivos e cirurgias que deixaram de ser realizadas em função da prioridade dada ao combate do coronavírus. “Muitos catarinenses aguardam com ansiedade a realização dessas cirurgias para que seus problemas seja resolvidos e não se transformem em algo ainda mais grave. Por isso, estamos participando de um grupo de trabalho criado pela Secretaria de Estado da Saúde com representantes de várias regiões do estado, com o objetivo de encaminhar esta retomada, garantindo acesso à saúde a milhares de catarinenses.”

Ao final, Nascimento agradeceu a receptividade demonstrada pelos deputados aos pleitos apresentados pela federação. “É preciso enaltecer o verdadeiro espírito público, o compromisso suprapartidário no que diz respeito ao setor saúde. São homens e mulheres que fazem a verdadeira política. É uma honra para a Fehoesc trabalhar com parlamentares sensíveis aos desafios expostos. Contem conosco.”

Na sequência, deputados de diversos partidos se manifestaram em apoio à entidade e ao setor de saúde.

“Já passamos por momentos, talvez, mais difíceis que o atual, mas a Fehoesc nunca deixou de dialogar com o Parlamento catarinense em busca das soluções para a saúde”, disse Silvio Dreveck (PP).

“Sem dúvida nenhuma, a atuação de vocês faz com que Santa Catarina tenha um diferencial na saúde. Acredito muito no trabalho que vocês fazem e na forma como é feito. Um trabalho conjunto, de construção conjunta, baseado no diálogo, no comprometimento e no compromisso de cada um fazer a sua parte”, afirmou Marlene Fengler (PSD).

“Quero agradecer o empenho de cada um de vocês. São pessoas que escolheram como meio de vida salvar vidas”, acrescentou Sargento Lima (PL).

Os discursos foram encerrados com uma fala do 1º vice-presidente da Alesc, deputado Nilso Berlanda (PL). “Parabéns pelos 25 anos. Em meu nome e em nome dos 40 deputados, do presidente Mauro de Nadal (MDB), quero dizer a esta grande diretoria que pode contar com a Assembleia Legislativa diuturnamente. Estamos sempre junto de vocês.”

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito