O arquipélago de Fernando de Noronha conseguiu zerar os casos de coronavírus em seu território, após 44 dias lidando diariamente com a doença. O local chegou a ter 28 pessoas infectadas pelo vírus e estava em quarentena total desde meados do mês de abril.
O isolamento social foi encerrado ainda no último domingo, 10, e o planejamento do governo agora é abrir a ilha de forma gradual. Durante estes períodos, os moradores eram obrigados a preencherem formulários online para, então, poderem sair de suas casas.
Carolina Judacheski, moradora da ilha, testou positivo para o vírus ainda em 10 de abril. Seu marido, Tiago Gasparoni, também esteve infectado. Atualmente curada, Carolina agradece por conseguir superar o período. “Só agradeço por estar bem e com saúde para poder ter uma vida normal”, disse.
Carolina ressalta ainda que o isolamento social foi importante para que a ilha pudesse conter o vírus, já que não teria estrutura para lidar com tantos casos. Os moradores do local podem fazer atividades físicas ao ar livre sozinhos ou em dupla somente uma vez por dia, entre 5h e 22h. Os turistas ainda não podem ir ao arquipélago, que ainda conta com suas praias fechadas.
Informações: Estadão