Uma nova diretoria da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) foi eleita para a próxima gestão 2020/2022. A Assembleia Geral Ordinária da ABCM elegeu também o novo Conselho de Administração para o biênio. O engenheiro Fernando Luiz Zancan, foi reeleito como presidente da associação pelos próximos dois anos.
Zancan segue com o desafio de dar continuidade ao programa de modernização do parque termelétrico nacional, além de fortalecer a indústria em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“O carvão nos próximos anos passa pela importância do programa de modernização. Esse programa o Governo Federal está trabalhando e aqui em Santa Catarina estamos trabalhando para um programa renovação da indústria de Santa Catarina com a Recuperação Ambiental e também com o desenvolvimento de novos produtos de alto valor agregado via Centro Tecnológico da Satc. Então, nosso trabalho nos próximos anos é fortalecer o Centro de Tecnologia, produzir novos produtos, inclusive na área de captura de CO2 e viabilizar o programa nacional de modernização e o programa de renovação da indústria de Santa Catarina”, afirma o presidente reeleito da ABCM.
A cadeia produtiva do carvão é um pilar importante na economia catarinense. Direta e indiretamente envolve mais de 80 mil pessoas, impactando no movimento econômico de 15 municípios da região Sul do estado.
Nova Diretoria:
Presidente: Fernando Luiz Zancan (Siecesc)
Vice-presidente de Mineração: Melvis Barrios Junior (Companhia Riograndense de Mineração – CRM)
Vice-presidente de Energia: Phellipy Rosa Portela (Copel)
Vice-presidente de Desenvolvimento Setorial: Carlos Weinschenck de Faria (Copelmi Ltda)
Vice-presidente de Pesquisa e de Inovação Tecnológica: Márcio Zanuz (Siecesc)
Conselho de Administração: Astrid Barato (Carbonífera Catarinense), César Weinschenck de Faria (Copelmi Ltda), Brian Robert Van Kregten, (Eneva), Benony Schmitz Filho (Ferrovia Tereza Cristina) e Fernando Luiz Zancan (Siecesc).