Uma festa foi organizada dentro de um cemitério na cidade de Pelotas, Zona Sul do Rio Grande do Sul, na noite da última segunda-feira, 1. Entre 50 e 100 jovens foram flagrados dançando ao lado dos túmulos na área rural de Cerrito Alegre, com carros estacionados, luzes, bebidas e som em alto volume.
O fato repercutiu nas redes sociais e foi matéria do Jornal do Almoço, da RBS TV de Pelotas. Segundo o apurado pela reportagem local, a festa ocorreu nos fundos do cemitério devido ao fato do organizador ter alugado um terreno que seria ao lado do local, para a comemoração de aniversário de um morador da região.
Reportagem da Gaúcha/ZH informou que denúncias foram feitas à Polícia Civil. A investigação está com a delegacia regional de Pelotas e, de acordo com a matéria, o delegado responsável, Marcio Steffens, afirmou que os organizadores podem ser enquadrados no artigo 268 do Código Penal, criado para impedir o avanço de doença contagiosa.
Os participantes e organizadores, se identificados, poderão ser multados pela prefeitura de Pelotas por descumprirem a lei municipal que proíbe aglomerações acima de 10 pessoas no município.
Segundo moradores da região, a aglomeração começou por volta da 1h no terreno ao lado do Cemitério dos Folhas, na Colônia São Pedro, distrito do Cerrito Alegre, sem o conhecimento da administração. Conforme foram chegando convidados, a festa foi se expandindo até chegar em meio aos túmulos.
No Estado gaúcho, as diretrizes também são definidas por meio das bandeiras. A Zona Sul está classificada com a cor laranja, a terceira mais grave - atrás da preta e da vermelha.
Essa festa no cemitério aqui em Pelotas é uma das coisas mais tristes que já vi na vida. Em tempos de pandemia, é desrespeito por vivos e por mortos. Qual o limite da inconsequência e da falta de vergonha na cara? pic.twitter.com/Jzy48txg7B
— Lucas Kurz (@lucas_kurz) February 3, 2021