Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Festival de Dança da Unesc vai reunir mais de 800 bailarinos em Criciúma

Evento terá Talk Show, oficinas e apresentações até domingo com entradas gratuitas

Por Redação Criciúma, SC, 03/11/2022 - 12:57
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A partir de sexta-feira (4) a dança vai invadir a cidade de Criciúma e trazer toda a emoção de volta aos palcos com a apresentação de 100 coreografias nas categorias infanto-juvenil e sênior. É o 21º Unesc em Dança, que vem recheado de novidades, no evento que ocorre até domingo (6) no Teatro Municipal Elias Angeloni e na Universidade, com visitantes de várias cidades do estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul no Festival que é gratuito e aberto a toda a comunidade. 

A iniciativa contará ainda com mais de 800 bailarinos, de 46 grupos de danças envolvidos, e com a contribuição de 60 coreógrafos. Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, isso é motivo de orgulho pela grandiosidade e relevância que tem para a Instituição, como formação de público e de profissionais da arte em específico na linguagem da dança.

"Isso é reflexo de um time que conduz uma proposta em uma Universidade que é de todos, que é da comunidade, que une ciência, ensino e pesquisa com arte, com a cultura, com a dança. O desenvolvimento de uma região também se analisa e se verifica quando os investimentos em cultura são realizados. Por isso, temos como eixo fundamental os investimentos nesta área", comenta a reitora.

No primeiro dia de programação, o Unesc em Dança contará com Talk Show com convidados especiais que vão levar conhecimento e descontração aos participantes, a partir das 19h na Instituição. No sábado, às 19h, será a abertura oficial no Teatro. Oficinas também fazem parte do Festival. As apresentações de dança terão gêneros, como Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. 

Conforme a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, o objetivo do evento é apresentar o panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático pedagógico e contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, formação de plateia e valorização da arte e da cultura.

"O Festival tem esse intuito de socializar os muitos trabalhos em dança desenvolvidos na região Sul e de outras regiões. Sabemos que muitos bailarinos e coreógrafos estão aguardando esse momento com muita intensidade para voltar a se apresentar. Optamos por continuar o Festival não competitivo, por acreditar e defender que todos podem qualificar cada vez mais suas propostas quando participam no grande palco e são observados por profissionais renomados que emitem pareceres descritivos", enfatiza Amalhene.

Grupo de Sombrio participa há 14 anos do Festival

Participando há 14 anos, a Cia. De Dança Liberty, de Sombrio, está na expectativa para mais esta edição. "O evento é um dos maiores e mais importantes festivais de dança da nossa região, ele dá oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido pelos grupos, escolas e Cias, além de promover a troca de experiência entre os participantes", enfatiza a coreógrafa Taiani Krás Borges.

Segundo ela, a vivência artística, o processo criativo, o entendimento de um espetáculo e a experiência de estar no palco de um teatro municipal são de extrema importância. "Para nós, coreógrafos, é a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido, além de poder participar dos cursos, fornecidos gratuitamente aos participantes", comenta ela. 

O grupo vai apresentar quatro coreografias: A fazendinha da Jessie (baby); As diferenças que nos unem (Teen); Floresta Encantada (sênior); e Para não dizer que não falei das Flores (Teen).

Oficinas e apresentações

As oficinas e mostras serão realizadas no Teatro Municipal, no sábado e domingo. Para o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flôr, ao ser promovido por uma Universidade, o Unesc em Dança tem uma grande preocupação com a formação dos grupos de dança e a avaliação de áudios dos cinco jurados que serão entregues aos coreógrafos e bailarinos servirão para aprimorar seus trabalhos. 

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocinadores das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Confira a programação:

https://www.unesc.net/emdanca/programacao-coreografias

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito