Aconteceu nesta segunda-feira, 14, a volta do atendimento ao público na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Criciúma. A repartição esteve com as portas fechadas nos últimos dias por conta da identificação de casos de Covid-19 entre os servidores. Foram pelo menos cinco positivados, entre os quais o delegado regional de Polícia Civil, Vitor Bianco Júnior, que trabalha no mesmo prédio, na Rua João Pessoa, no Centro.
Os agendamentos para os atendimentos acontecem via site do Detran. As entregas de documentos estão gerando uma aglomeração de movimento entre esta segunda e terça. "As pessoas não respeitam. Se continuar assim, a entrega de documentos também terá que ser por agendamento, uma pessoa a cada cinco minutos", antecipa o delegado Vitor. Acontece que a retirada de documentos ainda não requer agendamento prévio, o que vem gerando aglomerações junto à delegacia.
O número dos funcionários está reduzido a 50% no atendimento presencial, número que assumidamente não é o suficiente para a demanda, o que está gerando filas. "Não estamos trabalhando com 100% dos colaboradores, muitos estão chegando no Detran sem agendamento, estamos tentando melhorar", emenda o delegado.
Servidores da Ciretran ficam na portaria fazendo uma triagem dos que procuram o órgão, e organizam a fila para respeitar o distanciamento de 1,5 metro recomendado pelas autoridades sanitárias. Chegou a haver casos de flagrantes de populares sem máscara procurando a Ciretran. "O prefeito já salientou a necessidade do uso da máscara, eu falo para usar no Detran, está sendo mais que orientado. A situação é complicada", reclamou Bianco.
Houve, também, um represamento de atendimentos pois houve, via Detran Digital, o agendamento de atendimentos para a última quinta e sexta-feira, 10 e 11, porém não foi possível abrir ao público por conta da identificação de novos casos de Covid-19 entre servidores.