A família de Marta dos Santos, moradora de Jacinto Machado, município do extremo sul de Santa Catarina, está organizando uma vaquinha virtual para conseguir pagar uma cirurgia de vista da senhora. Marta corre o risco de ficar completamente cega caso não passe por uma vitrectomia, procedimento cirúrgico que remove o vítreo, fluído presente no interior do globo ocular.
A vaquinha foi aberta por sua filha, Raquel Alves. Segundo ela, sua mãe entrou na fila de espera do SUS para realizar o procedimento de graça, mas a falta de kits e a urgência da situação exige que ela faça a cirurgia o quanto antes.
“Não podemos esperar, porque os médicos deram o prazo de três meses para perder a visão total se não operar, e já se passou um mês e pouco. Temos menos de dois meses para tentar arrecadar a ajuda pela Vakinha”, afirmou Raquel.
Marta já perdeu toda a visão do olho direito. Segundo Raquel, os médicos disseram que a perda ocorreu por conta das diabetes, que ocasionou um derrame das vistas e deslocamento de retina.
A Vakinha custa R$ 16 mil, e pode ser acessada neste site. A ajuda pode ser feita através de um PIX no número 48999476861, no nome da Raquel Alves.