O segundo encalhe de baleia-franca desta temporada, em Santa Catarina, foi registrado na tarde da última terça-feira (2), de acordo com informações da Prefeitura de Baqlneário Arroio do Silva à ONG Educamar, que acionou o Protocolo de Encalhes e Emalhes da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (ICMBio).
"Trata-se de uma fêmea com mais de cinco metros de comprimento, tamanho que indica algumas semanas de vida. Conforme os avaliação preliminar, o filhote encalhou já em óbito e em avançado estágio de decomposição", disse a diretora de Pesquisa do ProFRANCA, Karina Groch.
Apesar de o local não fazer parte da APA da Baleia Franca, o ProFRANCA/Instituto Australis, que monitora e estuda as baleias-francas no litoral catarinense, registrou a ocorrência nesta manhã. A necrópsia será feita em uma parceria entre a Educamar e veterinários do Setor de Patologia Veterinária/FAVET/UFRGS, com o apoio da Prefeitura de Arroio do Silva, com o objetivo de tentar identificar a causa da morte.
O ProFRANCA - Projeto Franca Austral - é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Colaboração: André Seben/Assessoria de Imprensa