Os golpistas vivem procurando meios para conseguir dinheiro rápido e fácil. E para isso, usam da cobiça das pessoas para aplicar estelionatos virtuais. Um deles é uma campanha de smishing (ou seja, phishing disseminado através de mensagens via SMS) que visa roubar dados bancários dos internautas. A armadilha está ativa desde 2020 quando usaram o Banco do Brasil como pano de fundo para o golpe.
O delegado Ari José Soto Riva, da 2ª Delegacia de Polícia de Criciúma, comenta que o ideal é nunca adentrar a qualquer proposta vinda sem antes chegar. “Tem que checar com o banco sobre a procedência da informação. Fazer contato com o banco é indispensável. Não fornecer qualquer dado sem antes fazer as checagens”, aponta o delegado
Como acontece?
O golpe se inicia com o recebimento de uma mensagem de texto, quase sempre de um número registrado em São Paulo capital (DDD 11). O golpista se passa pela instituição financeira e informa que o destinatário possui uma quantidade aleatória de pontos no programa Livelo (em nosso caso, mais de 230 mil pontos) que precisam ser resgatados o mais rápido possível, já que estariam próximos de seu vencimento. Ao clicar no link que acompanha o SMS, o internauta é direcionado para uma página bem simples, que nem sequer tenta reproduzir a identidade visual do Banco do Brasil ou do programa Livelo.
Como se proteger
- Não confie em números pessoais: instituições financeiras e grandes empresas não utilizam números de telefone celular pessoais (compostos por DDD e nove dígitos) para enviar mensagens SMS. Elas empregam serviços específicos, que utilizam números com menos dígitos (geralmente, de três a seis). Sendo assim, desconfie caso receba um torpedo de um destinatário com tais características.
- Sempre cheque a URL: no caso, bastaria que o usuário prestasse atenção ao endereço do site para perceber o golpe, visto que o domínio em questão não tem absolutamente nenhuma semelhança com aqueles utilizados pelo Banco do Brasil e pelo Livelo.
- Não informe dados pessoais: a menos que você realmente esteja em seu internet banking ou em um caixa eletrônico, sua instituição bancária jamais lhe pedirá sua senha, seja ela numérica ou de letras.
- Mantenha seus softwares atualizados: muitas ameaças da web se aproveitam de falhas em aplicativos e sistemas operacionais; eis a importância de garantir que esses programas estejam sempre atualizados, com os mais recentes patches de segurança devidamente instalados.
- Use uma solução de segurança: contar com a ajuda de um aplicativo capaz de detectar esse tipo de ameaça e bloqueá-la da forma mais ágil possível é sempre uma recomendação importante.