Apneia do Sono; complicações respiratórias no câncer de cabeça e pescoço; potenciais e desafios na atuação na Atenção Primária em Saúde; dor pélvica crônica e medidas preventivas na prática de Crossfit. Essas são as temáticas que estão sendo esmiuçadas nesta quinta-feira (20/8) no Seminário Online de Fisioterapia da Unesc, evento que segue até a noite de sexta-feira, 21.
A ação integra a programação do primeiro semestre do curso e fecha as atividades do período com a participação de convidados especiais para tratar sobre temáticas emergentes na área. A abertura do Seminário, na manhã desta quinta-feira, contou com a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta; da coordenadora do curso de Fisioterapia, Ariete Inês Minetto; da presidente da comissão organizadora do evento, professora Daniela Pacheco dos Santos Haupenthal e da presidente do Centro Acadêmico do curso, Kalita Silveira Nunes.
Para Luciane, o encontro virtual é mais uma forma encontrada para estreitar ligações entre a Universidade, os acadêmicos e reconhecidos profissionais da área, fechando o ciclo do primeiro semestre. “Desde o início da pandemia o curso de Fisioterapia tem buscado formas incríveis de se reinventar diante do cenário imposto e dialogar com os acadêmicos e com a comunidade externa, sem deixar de lado o foco de qualificar nossos alunos da melhor forma possível. Mais uma vez ele se reinventa e traz o seminário em um novo formato, dessa vez online, mas pleno de conteúdo”, comentou.
O primeiro encontro do dia, ministrado pela professora Daiana Mortari e mediado pelo professor Bruno Búrigo Peruchi, abordou em detalhes os diferentes tipos de apneia, possibilidades de tratamento, formas de diagnóstico, opções de realização e avaliação de exames e, principalmente, a atuação do profissional da fisioterapia na identificação e solução do problema.
Conforme Bruno, a abordagem trazida pela professora doutora no assunto foi uma grande oportunidade de aprendizado e uma porta de entrada para que os acadêmicos se interessem pelo estudo mais aprofundado na área. “Temos muito a agradecer por sua disponibilidade e atenção ao dividir conosco tanta experiência no assunto. É muito importante esse destaque do papel do fisioterapeuta na associação dos sintomas com outras doenças e avaliação do que pode ser feito em prol da melhora dos quadros”, comentou.
Ainda pela manhã os participantes acompanharam as aulas ministradas pelos convidados Thatiana Moreira Pereira e Eráldo Gonçalves Júnior.
Temáticas importantes
Nesta sexta-feira, 21, a programação do Seminário Online de Fisioterapia inicia às 8h30 com palestra sobre “Interpretação de exames laboratoriais no paciente em Terapia Intensiva”, com o ministrante Gustavo Menezes. Ainda pela manhã o professor Juliano Tibola abordará a “Fisioterapia Dermatofuncional em queimaduras e o álcool líquido: mocinho ou vilão em tempos de pandemia?”.
Ainda pela manhã, a partir das 11h, as discussões serão em torno de novas definições e conceitos de dor, sob comando do professor Leonardo Ávila. A transmissão de sexta-feira pela manhã pode ser acessada aqui.
No período noturno, com início às 19h, o Seminário levanta as temáticas “Indicações Clínicas para a aplicação do Conceito Facilitação Neuromusular Proprioceptiva”, com Leandro Giacometti, e “Indicação e benefícios da estimulação multimodal na UTI Neonatal”, com Alessandra Bombarda. O conteúdo pode ser acesso no link da Unesc TV.