A Prefeitura Municipal de Florianópolis divulgou nesta segunda-feira, 4, a programação do Verão da Virada 2022. No calendário está incluso a apresentação obrigatória do passaporte da vacina para eventos com mais de 500 pessoas, com o objetivo de proporcionar maior segurança na retomada econômica e turística do final do ano na cidade. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa desta terça-feira, 5, o prefeito do município, Gean Loureiro, deu mais detalhes sobre o assunto.
O passaporte da vacina começa a valer no dia 16 de novembro. Pessoas acima de 18 anos precisarão estar com as duas doses completas e de 12 a 17 anos, com pelo menos a primeira dose. A medida valerá para casas noturnas, palestras e eventos no geral que suportem um grande público. Locais que abrangem uma capacidade menor mas que também quiserem aderir o Selo de Segurança, poderão exigir a apresentação do passaporte.
Segundo Loureiro, Florianópolis foi classificada como a Capital do Brasil mais eficiente no combate à pandemia. A cidade conta com 100% da população adulta vacinada com a primeira dose e 76% com a segunda. Estima-se que o esquema vacinal completo já é constatado em 60% dos habitantes. "Estudos científicos mostraram que quando 80% da população já tomou a vacina, já é possível ter a liberação do uso de máscaras em locais abertos”, destacou. A previsão é que até a segunda quinzena de novembro, não exista mais a obrigatoriedade do uso.
Ouça a entrevista completa na íntegra: