O Governo de Forquilhinha promoveu nesta segunda-feira, dia 17, o ato de assinatura da proposta de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e empresas do município para a implantação de cursos profissionalizantes que irão contribuir na preparação dos forquilhinhenses ao mercado de trabalho.
Serão disponibilizados cursos de Soldador Básico; Programador e Operador de Máquinas CNC; Costureiro Industrial do Vestuário e Gestão para Indústria Alimentícia. Uma estrutura será montada com carretas semi reboques mobiliadas e equipadas para desenvolver as atividades de cada tipo de curso. A intenção é iniciar as capacitações no mês de setembro.
Parceria com o Senai
“É uma satisfação para o Senai, o sistema Fiesc fazer parte dessa iniciativa de qualificação profissional. O prefeito desde o início demonstrou ser um entusiasta pela educação profissional, investindo no município e isso nos orgulha muito, pois percebemos ao apresentamos as oportunidades para Forquilhinha. Foram áreas bastantes distintas com escolhas mais assertivas. O papel do SENAI é levar a cada município a qualificação necessária e as unidades móveis nos permitem conforme a demanda do momento. Forquilhinha é o segundo case do estado nesse modelo, ou seja, com uma infraestrutura maior atraindo a comunidade para conhecer. A indústria precisa de pessoas qualificadas, pois gera riqueza e promove a economia de uma cidade”, afirma a gerente executiva do SESI SENAI IEL Regional Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco.
O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, enfatizou a importância da qualificação profissional para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “O fomento à geração de emprego em Forquilhinha gerou uma demanda por mão-de-obra em diferentes áreas, assim, essa oportunidade de formação através do Senai traz ao cidadão forquilhinhenses as ferramentas necessárias para qualificação profissional. A intenção da nossa gestão é profissionalizar cerca de 1,5 mil pessoas durante os quatro anos com essa parceria com o SENAI. Não é uma obra física, mas é social, pois irá trazer qualidade de vida e dignidade para os moradores de Forquilhinha”, revela.
Participaram do ato, o vice Valcir Antonio Matias, o presidente da Câmara de Vereadores, Célio Elias, os secretários municipais e demais vereadores, além de representantes das empresas JBS, Teixeira Têxtil e Açocril.