Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fósseis da Bacia Carbonífera de Santa Catarina em debate

Projeto de Educação Ambiental que atua na recuperação da bacia promoveu um bate papo com professores de Treviso

Por Redação Treviso, SC, 01/09/2020 - 21:35
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O que você sabe sobre os fósseis que já foram encontrados no Sul de Santa Catarina e o que eles revelam sobre o período pré-histórico? O Projeto de Educação Ambiental da Recuperação da Bacia Carbonífera de Santa Catarina do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) promoveu na última semana um bate-papo pela plataforma online Google Meet com os professores da Rede Pública de Treviso sobre os Fósseis na Bacia Carbonífera. A geóloga Andrea Sander e o paleontólogo Bruno Horn apresentaram o tema Panorama dos Fósseis na Bacia Carbonífera de Santa Catarina. A mediação do encontro foi feita pela coordenadora do projeto de Educação Ambiental, Angela Bellettini.

No total, 53 professores se inscreveram para participar do encontro, que receberam as boas-vindas do responsável pelo Núcleo de Criciúma do Serviço Geológico do Brasil e pelo Plano de Monitoramento da Bacia Carbonífera, Albert Cardoso Teixeira. Ele explicou que projeto de educação ambiental faz parte do plano de monitoramento, que deve ser feito depois da recuperação das áreas. A União está recuperando diversas áreas em toda a bacia, nos municípios de Urussanga, Treviso e Siderópolis. Depois que termina a obra tem início monitoramento das áreas, incluindo fauna, flora e recursos hídricos. “Estou muito feliz de assistir esse trabalho saindo do papel, quero deixar aqui o agradecimento para toda a equipe. A parte da execução da obra é claro muito importante, mas depois que ela é entregue à comunidade, é ela que vai cuidar e manter. O plano ajuda a ampliar o conhecimento, o que é fundamental”, apontou.

A geóloga Andrea Sander, que coordena o programa SGB Educa do SGB-CPRM, iniciou a palestra falando da importância do diálogo das geociências com a sociedade. "O trabalho de Geologia e Hidrogeologia são muito importantes, entretanto precisamos nos comunicar mais com quem não é técnico", avaliou. A palestra apresentou uma visão geral da paleontologia, sobre os fósseis e ainda sobre o tempo geológico, que para ela é um dos conceitos da geologia mais difíceis de compreender.

O destaque foi a abordagem da Bacia do Paraná. "A bacia do Paraná é a unidade geológica onde a bacia carbonífera está inserida. A evolução dessa unidade geológica tem uma história emocionante, algumas extinções importantes ocorrendo dentro desse período", relatou.

Andrea também apresentou sugestões de algumas atividades para serem desenvolvidas com os alunos. “Preparamos formas de transformar este tema em uma atividade lúdica, capaz de encantar os alunos, já que os fósseis são midiáticos e povoam o imaginário infantil, e até os adultos”, completou.

No geral, os professores aprovaram a atividade e solicitaram novos encontros para falar mais sobre geociências. A professora Jucimara de Medeiros avaliou o momento como enriquecedor. “Quero ressaltar a importância de conhecermos a situação atual da nossa bacia carbonífera e também como ela se formou para podermos passar para nossos alunos o princípio da responsabilidade ambiental e da preservação. Não apenas das riquezas do carvão mineral, mas os fósseis. Esses encontros e materiais didáticos estão sendo muito importante nas minhas aulas, para que meus alunos possam reconhecer que depende de cada um de nós que essa história seja preservada, a natureza seja preserva e o ambiente de modo geral valorizado”, elogiou.

Ao final, Andrea e o paleontólogo Bruno tiraram dúvidas dos professores. Todo o material didático foi disponibilizado para consulta dos professores.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito