O 4º Fórum Municipal de Cultura de Criciúma acontece neste sábado (27), na Fundação Cultural de Criciúma (FCC), localizada no Centro Cultural Jorge Zanatta. O evento acontece das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, e contará com uma palestra ministrada pelo membro do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), Paulo Leônidas de Barros, que discutirá a Lei Paulo Gustavo. Os interessados em participar da iniciativa poderão se inscrever no dia e no local do evento, sendo aberta ao público.
O Fórum será divido em dois momentos. Inicialmente, de acordo com o presidente do Conselho Municipais de Políticas Culturais de Criciúma (Comccri), Ismail Ahmad Ismail, os participantes poderão entender como a Lei Paulo Gustavo será aplicada no município. "Criciúma receberá recursos da lei. Será um socorro para a classe que foi muito prejudicada na pandemia e que vai promover e fomentar inúmeros projetos culturais na cidade", informa. Na parte da tarde, haverá uma eleição para compor as cadeiras da sociedade civil do Comccri.
A iniciativa é organizada pela FCC, em parceria com o Comccri. Ismail reforça, ainda, que a discussão é importante para que as pessoas conheçam os procedimentos que o município está fazendo para permitir o acesso aos recursos destinados. "Vai ser discutido como a lei vai ser aplicada e quais os tipos de projetos que serão aprovados. Acreditamos que serão uns 90 ou 100 projetos contemplados. Todos eles na área da cultura da cidade de Criciúma", afirma.
Lei Paulo Gustavo
A lei complementar nº 195 entrou em vigor em 8 de julho de 2022 e visa dispor um maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil. São R$ 3,8 bilhões para a execução de ações e projetos em todo o território nacional. A lei é destinada a pessoa física ou jurídica, que atue na área de cultura.
Fundação Cultural de Criciúma
A FCC é o órgão responsável pela gestão da cultura em Criciúma. Atualmente, fica situada no Centro Cultural Jorge Zanatta, local que abriga exposições, produções artísticas, oficinas e cursos de canto, dança, teatro, literatura, entre outras atividades culturais. O local funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (48) 3445-8841.