A Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) faz um alerta a toda a comunidade içarense. Casos de cortes de vegetação sem autorização do órgão ambiental competente estão sendo constantemente denunciados no órgão. A prática do corte de vegetação nativa sem autorização do órgão ambiental é crime.
O crime é passível de autuação, conforme decreto nº 6.514/08. "Quando uma porcentagem de mata nativa é retirada sem um estudo prévio e sem uma compensação ambiental adequada, a fauna e a flora sofrem prejuízos", destacou a superintendente da Fundai, Taynan Toretti.
Em 2020 foram avaliadas diversas denúncias sobre a situação, sendo seis locais autuados pelo corte irregular de vegetação. "Cabe o alerta para toda a população para que consulte o órgão ambiental competente antes de fazer um corte isolado ou o corte de uma quantidade maior de árvores", reforçou Taynan.
As denúncias podem ser realizadas por meio do WhatsApp da Fundai no (48) 98801-6488, nos telefones (48) 3431 3578 ou 3431 3581, ou de forma presencial na sede da fundação. Todas as denúncias são de caráter sigiloso.