A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), visando promover a biodiversidade do município, lançou uma nova série de cartilhas que estará à disposição de toda a população. Nelas, os biólogos vão colocar informações sobre a fauna e flora do município, tratando de espécies de animais, plantas e fungos que são encontradas nos estudos e atividades realizadas no município.
O primeiro material, que já está disponível no site da prefeitura, onde está a página da Fundave, traz 19 novas espécies de pássaros encontradas na cidade. Com essa atualização, são 333 espécies encontradas por biólogos, fotógrafos e observadores de aves.
O biólogo da Fundação, João Gava Just, explica que este é o primeiro material desenvolvido no município. "Nesta primeira cartilha, tratamos de 19 novas espécies de aves encontradas no município, mas as próximas cartilhas vão trazer outros temas sobre a biodiversidade de Nova Veneza", comenta.
Esta primeira cartilha surgiu ao longo dos últimos dois anos, quando a FUNDAVE começou a promover e incentivar a observação de aves no município. "É um projeto onde reunimos pessoas que se interessam pelo tema para observar e fotografar as espécies que vivem no nosso município. Temos uma participação muito boa e possibilita encontrarmos novas espécies e assim aumentar a lista da fauna do nosso município", pontua Just.
O Presidente da FUNDAVE, Juliano Dal Molin, destaca que essa é mais uma das iniciativas para incentivar as pessoas a conhecerem mais o meio ambiente em que vivem. "É com estas ações que fazemos com que as pessoas busquem conhecimento sobre a biodiversidade da cidade e assim, desta forma, ajude a preservar e também a fiscalizar irregularidades. É fundamental a participação de todos para podermos preservar", afirma.