Obras, saúde e articulações políticas. Esses foram alguns dos assuntos tratados com a deputada federal Geovania de Sá (PSDB), durante entrevista à Som Maior, nesta quarta-feira (26). A parlamentar fez uma avaliação dos seis primeiros meses do seu terceiro mandato na Câmara.
Ouça no Plenário:
"Um dos assuntos importantes e que interessa muito a região foi uma comissão que entrei que trata de obras inacabadas no país. Entrei com um requerimento de audiência pública para tratar sobre a BR-470, BR-282 e BR-285", comentou Geovania. Recentemente, a deputada conseguiu a aprovação de um requerimento para que técnicos do Governo Federal visitem a BR-285. A visita deve ser marcada na próxima semana.
A obra, que anda lentamente, tem apenas um trecho de aproximadamente um quilômetro para ser concluída. A via liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul e, para Geovania, será fundamental para movimentar a economia e turismo da região. "Temos um potencial que não está sendo explorado", destacou.
Saúde
Na área da saúde, os gestores de hospitais filantrópicos reclamam do baixo repasse e falta de reajuste na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). "Tenho outra solução. Não tem que ter tabela. Tem que discutir o custo da cirurgia. O SUS, que é para todos, tem que pagar aquele custo ao cidadão. Tem que ter um padrão: custa quanto para fazer essa cirurgia? Existem exames que custam R$ 80, eles pagam R$ 9", argumentou.
Ainda sobre esse assunto, a deputada tem um projeto em tramitação na Câmara que prevê contribuição aos hospitais por meio do Imposto de Renda. "Temos que tratar isso com políticas de estado, porque senão vem um novo governo e muda tudo. É uma luta", avaliou.