Com o tema "Gestação e Parto", aconteceu na última quinta-feira (14), o primeiro encontro do Grupo de Gestantes Permanente de Criciúma. O objetivo da iniciativa é promover informação e cuidado humanizado para mulheres da região carbonífera, a fim de garantir uma gestação saudável tanto para a mãe quanto para o bebê. Ao todo, 12 gestantes e nove acompanhantes participaram do primeiro aulão. Os encontros mensais são gratuitos e ocorrem no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) Zulma Naspolini Manique Barreto, no Parque das Nações.
A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Rede Cegonha Criciúma, Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), doulas, voluntários para gestantes e acompanhantes de Criciúma e região. Os encontros são dedicados às gestantes que realizam o pré-natal no HMISC e na Rede de Atenção Básica, Especializada e Particular de Criciúma e região.
"Neste primeiro encontro, tratamos sobre os cuidados e hábitos necessários em cada fase da gestação, até o trabalho de parto. Sobre a alimentação adequada e exercícios físicos que fazem bem para a mãe e ao bebê", explicou a fisioterapeuta pélvica responsável pelo Grupo de Gestantes, Francielle Silvano Cardozo Lemos.
O primeiro ciclo do Grupo de Gestantes Permanente terá, ainda, mais dois encontros com temas intercalados. O próximo acontecerá no dia 19 de outubro, com o tema "Puerpério e Amamentação", com aulas sobre hora dourada, exterogestação, aleitamento materno normal, complicações no aleitamento e cuidados com o recém-nascido. O último encontro, que encerra o ciclo das aulas, acontecerá no dia 9 de novembro, e será dedicado a uma sessão de pinturas gestacionais, conhecidas como ultrassom natural, junto com práticas integrativas e complementares.
Em dezembro, o grupo iniciará um novo ciclo, retornando ao tema "Gestação e Parto". Os próximos encontros serão realizados no mesmo local, sempre às 17h30. Durante os encontros, haverá sorteios de enxovais, slings, serviços de beleza e saúde, amostras de sabonetes orgânicos e um lanche, doado pela agricultura familiar. Independente se a gestante participou ou não do primeiro encontro, as vagas continuam abertas.
"Conhecer os processos da gestação é essencial para o desenvolvimento saudável do bebê e para o bem-estar da gestante. O grupo foi criado com o intuito de levar informação de qualidade, para que a gestante esteja ciente dos processos que está passando e ainda passará. Integrando, hospitais, doulas, atenção básica e especializada, é possível garantir a maior abrangência no tema, proporcionando saúde e cuidado", finalizou a fisioterapeuta.