Para 2023, o Governo Federal prevê R$ 100 milhões em investimentos para rodovias federais que passam por Santa Catarina. Na lista de prioridades da nova gestão, está a BR-470, a BR-282, a BR-101, a BR-280 e a BR-163. A BR-285, em Timbé do Sul, não será o foco.
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"Na BR-470, principalmente no trecho 1 - que diz respeito ao entrocamento da BR-101 no sentido Gaspar, o Governo Federal pretende finalizar esse trecho. Temos uma interação com os técnicos do DNIT, aqui na Infraestrutura. Vamos acompanhar os investimentos", explica o secretário interino de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Ricardo Euclides Brando.
A lista foi apresentada em uma coletiva do Ministério dos Transportes, em Brasília, na última quarta-feira (18). A reunião elencou as prioridades para os 100 primeiros dias da nova gestão e contou com a participação de representantes da Secretaria de Articulação Nacional do Estado, de maneira on-line.
"O Governo Federal promete R$ 100 milhões em investimentos neste ano para Santa Catarina. É muito pequeno, mas, infelizmente, a gente tem que priorizar. O nosso Estado ajudou bastante no ano passado, foram quase R$ 400 milhões investidos nas rodovias federais", comenta Brando.
No último ano, o Executivo Estadual destinou recursos para que obras federais não fossem paralisadas. O cenário pode se repetir em 2023. "Dentro da nova realidade, se o Estado tiver condições de continuar suportando, nós vamos fazer também o nosso aporte nas rodovias para que, principalmente nessas que são fundamentais para o povo catarinense, a gente possa dar sequência às obras", pontua o secretário.
Rodovias estaduais
Além do Governo Federal, o Executivo de SC também está fazendo um levantamento das obras prioritárias para a SIE. O relatório está sendo finalizado e a expectativa é que até fevereiro tenha-se a lista completa.
"Encontramos uma situação complexa porque são R$ 3 bilhões entre o famoso Pix dos convênios e também dos investimentos diretos da SIE. Dentro dessa circunstância, nós precisamos ver qual é a realidade financeira do Estado. A notícia que a Secretaria da Fazenda nos passou é uma situação de déficit herdada do exercício anterior", afirma.
Além do financeiro, as obras também enfrentam impasses burocráticos. "A região Sul tem investimentos importantes para nós. Obviamente, isso será destacado para o governador com mais prioridade. Como é o caso de Praia Grande e Jacinto Machado, é uma obra de R$ 66 milhões. Está sendo analisada a questão ambiental, também o aditivo que ainda não foi viabilizado e a empresa está em ritmo lento", conta.
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Ainda no Sul, as serras do Rio do Rastro e do Corvo Branco exigem atenção permanente, por isso, é possível que estejam entre as prioridades. Por conta dos deslizamentos de terra, principalmente após dias de chuva, a pavimentação das rodovias é prejudicada.
"Temos um projeto em andamento na Serra do Rio do Rastro para a recuperação do pavimento. Estão sendo estudadas alternativas mais modernas neste contexto. Em 2021, foi feita uma intervenção importante com um gasto de R$ 19 milhões. Ano passado também foi investido na iluminação", comenta o secretário.
"Na Serra do Corvo Branco, a empresa está executando a obra. Houve um deslizamento que foi acatado a correção e já foi finalizado pelas equipes da SIE e Defesa Civil", acrescenta. Na próxima quarta-feira, está prevista uma reunião com técnicos da empresa para encontrar novas soluções. "É um investimento de R$ 40 milhões em um trecho de menos de 10 quilômetros", conclui.