Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Gripe, resfriado ou Covid-19? Aumento de casos traz alerta para identificação das doenças

Renato Matos, pneumologista, aconselha que pacientes com sintomas façam o teste do coronavírus

Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 25/04/2023 - 12:59
Foto: Divulgação/ Internet
Foto: Divulgação/ Internet

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após o início da vacinação contra a Covid-19, os sintomas da doença, na maioria dos pacientes, tornaram-se mais leves. Portanto, facilmente são confundidos com uma gripe ou com um resfriado. Para o pneumologista Renato Matos, é importante que as pessoas que estiverem com quadros que envolvam o sistema respiratório, façam o teste do coronavírus. 

"Antes da pandemia, nós tínhamos gripes e resfriados, que são termos e de intensidades diferentes. Agora, temos um complicador, que é a Covid-19. Em pessoas vacinadas, os sintomas são muito semelhantes a um resfriado comum. Geralmente, nem febre dá. É importante que façamos exames frente a quadros respiratórios", alerta o especialista. 

O principal objetivo é quebrar a cadeia de infecção entre as pessoas. "Se estiver com sintomas respiratórios, como dor de garganta, coriza, dor no corpo e febrezinha, faça um teste da Covid-19. Isso foi uma coisa boa que a pandemia nos trouxe, a possibilidade de rapidamente termos esse diagnóstico ou o afastar dele", pontua, ainda, Matos. 

Nessa segunda-feira (24), o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da imunização com a vacina bivalente no Brasil. Agora, a população em geral, com mais de 18 anos, pode receber a dose. A nova recomendação já foi repassada aos municípios para que apliquem de acordo com a disponibilidade dos imunizantes. Cabe a cada cidade definir as estratégias que serão adotadas para cumprir a orientação. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito