Cinco jovens, dentre eles quatro adolescentes, foram detidos após serem flagrados com simulacros de arma de fogo na tarde desse sábado (7), em Criciúma. A ação foi registrada na Rodovia Governador Jorge Lacerda, no Bairro Universitário, por volta das 16h. Um dos simulacros foi apreendido durante a ação.
Segundo a Polícia Militar, as apreensões ocorreram em um ponto conhecido como "tubo", área marcada pelo tráfico de drogas, após denúncia sobre a presença de pessoas armadas.
Na chegada dos policiais ao local, os suspeitos tentaram iniciar uma fuga em massa. Um adolescente de 17 anos, que carregava uma bolsa com um simulacro de pistola, foi perseguido e, durante a fuga, desobedeceu ordens de parada e chegou a apontar a arma falsa em direção aos agentes, provocando um disparo de contenção. Em seguida, o adolescente foi localizado, reconhecido pelos policiais. Ele apresentava ferimentos recentes.
Outro adolescente, de 16 anos, também tentou fugir, mas foi detido próximo à residência dos pais. Ambos confessaram que estavam no local, mas justificaram a fuga como reação ao avistarem a viatura.
No local da abordagem, um homem de 22 anos permaneceu e relatou que estava ali para uso de drogas, e afirmou ter testemunhado a fuga dos demais. Um quarto suspeito, que portava um revólver, conseguiu escapar antes de ser identificado.
Já na delegacia, um outro adolescente de 17 anos, parente de um dos detidos, desacatou os policiais ao tentar acessar uma área restrita, proferindo ofensas e ameaças. Ao final do caso, todos os envolvidos foram levados à Central de Flagrantes.