A cidade de Criciúma recebeu uma obra de arte no muro do Colegião, criada por um grupo de artistas do coletivo Gamex, coordenados pelo grafiteiro criciumense Ricardo Bernardo, o Herok. A pintura, que retrata a mineração de carvão, envolveu sete artistas, incluindo um chileno e um artista surdo de Brasília, que também ministrou uma aula para alunos surdos da escola.
A obra combina realismo e elementos figurativos, proporcionando aos espectadores uma visão detalhada de um cenário de mina. “A questão da mineração, eu sempre gostei bastante, até pela forma bem figurativa que dá para trabalhar” explicou Herok.
Apesar de algumas dificuldades climáticas que atrasaram a finalização, a obra está quase concluída. “Tem mais uns acabamentos porque ontem como choveu, dificultou bastante”, explicou Bernardo. Com a adição de uma camada de resina, a pintura está projetada para durar muitos anos, resistindo ao desgaste natural.
O coletivo Gamex já planeja novos projetos em Criciúma. Um dos locais visados para futuras obras é a lateral do ginásio municipal, um espaço que promete ser mais uma tela para as grandiosas criações do grupo.
Herok concedeu entrevista ao Programa Adelor Lessa: