Durante um acampamento, o Grupo Escoteiro Cocal realizou nesse sábado (22) uma encenação de resgate a feridos. O grupo segue o cronograma nacional da Semana Escoteira, que este ano celebra o centenário de Caio Vianna Martins, escoteiro que faleceu em um acidente de trem a caminho de um acampamento.
O objetivo da encenação era ensinar os conceitos de resgate básicos aplicados em uma situação de acidente grave. A dinâmica teve início com uma trilha realizada pelo grupo sênior dos escoteiros que, ao final, encontrou a cena do acidente montada. As crianças estavam em meio à mata simulando um desastre que precisasse de socorro imediato, e os escoteiros prestaram este serviço.
O acampamento de três dias começou na sexta-feira (21) e segue até domingo (23). Todas as atividades propostas seguem a temática da semana, que ensinam como agir em grupo e fortalecem os ensinamentos da cartilha escoteira. Segundo a diretora do grupo, Danielle Regina Szyndrowski, a atividade tem como objetivo desenvolver o espírito de cidadania e empatia. “O objetivo é ensinar eles a analisar a cena e principalmente manter a calma em uma situação de possível acidente. É preciso seguir os procedimentos e necessário que eles saibam ajudar o próximo, como Caio Vianna soube”.
Quem foi Caio Vianna Martins
Caio Vianna Martins foi um escoteiro nascido em 1923, em Minas Gerais. Aos seis anos foi matriculado no grupo escoteiro da sua cidade, onde mais tarde tornou-se monitor de patrulha. Martins se envolveu em um acidente de trem a caminho de um acampamento. O trem que levava o grupo escoteiro e mais diversos passageiros ao seu destino colidiu com um trem cargueiro. O acidente causou a morte de 40 pessoas.
Martins e seu grupo, mesmo feridos, prestaram socorro aos outros passageiros que apresentavam condição mais grave, fabricando macas e abrigos com paus e panos rasgados. Caio Martins Vianna foi responsável pelo salvamento de inúmeras pessoas, mas veio a falecer devido a complicações causadas pelo acidente. A Semana Escoteira deste ano celebra o centenário de Caio Vianna Martins, considerado um herói para todos os grupos escoteiros do Brasil.
*Texto de Marcelo A. Macieski, trabalho de assessoria voluntária da disciplina de Assessoria de Comunicação, do curso de Jornalismo do Centro Universitário SATC, sob supervisão da professora Nadia Couto.