Um grupo de ciclitas de Criciúma estão reinvidicando e promovendo uma ação com o objetivo de criar uma ciclovia em Criciúma. Atualmente a cidade conta com locais específicos com ciclofaixas nos parques, contudo a intensão é de criar uma ciclovia ligando os bairros da cidade. O grupo montará um projeto para encaminhar para o prefeito Clésio Salvaro (PSDB).
A ideia da ação é de criar um acesso entre os bairros por meio de ciclovias. "Estamos aqui para termos acesso de deslocar entre os bairros da cidade. Tudo o que nós estamos pedindo não é nada diferente do que tem fora. Em Porto Alegre tem aproximadamente 40KM de ciclovias", coloca Luciano Bif.
Outro ponto importante destacado pelos participantes é a segurança dos ciclistas. "Hoje andamos na faixa de ônibus na Avenida Centenário, o que é perigoso", colocou João Virtuoso.
Também há a diferença entre ciclovia e ciclofaixa. A primeiro é um local separado dos veículos, preseravando a segurança dos ciclistas, dividido por um meio-fio da calçada. Já a ciclofaixa é um espaço que divide o trânsito de carros e de bicicletas, sinalizadas por marcações na estrada.
A ação chamou a atenção da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que estava escuando a Rádio Som Maior e colocou a universidade à disposição do grupo para moldar o projeto.