Neste período de verão, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Criciúma, está com alguns estoques de sangue reduzidos. Isto porque esta época de férias e calor faz com que grande parte da população da região vá em massa para as praias do litoral catarinense, deixando de realizar a doação de sangue.
De acordo com a responsável pelo setor de captação de doadores do Hemosc de Criciúma, Maria Regina Buttner, a entidade precisa do reabastecimento de dois tipos de sangue. “ Os que precisam de reforço com urgência são as doações de O negativo e A negativo”, ressaltou.
Maria destaca também o fato de que para atender todas as solicitações que chegam diariamente à Hemosc, é necessário que pelo menos 50 ou 70 doadores passem pela entidade todos os dias. “Pedimos para a população que tire um tempinho e venha até o Hemosc para fazer doações, principalmente quem possui os sangues de tipos negativos”, afirmou.
A Hemosc atende de segunda à sexta-feira, com abertura às 7h30 e fechamento às 18h30 - sem fechar ao meio dia. Para realizar a doação, basta ter boa saúde, idade entre 16 e 69 anos - sendo que os jovens menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável legal, e somente pessoas que já doaram até os 60 anos de idade podem doar aos 69. O doador precisa pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, dormir bem a noite e trazer um documento oficial com foto.