Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Hemosc reforça a necessidade da doação de sangue

Antes da pandemia, entidade recebia média de 10 mil doações mensais, número que caiu para cerca de 8,5 mil

Por Redação Florianópolis, SC, 09/09/2020 - 13:46
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A pandemia de Covid-19 tem causado queda nas doações de sangue em Santa Catarina. Diante disso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) reforça a necessidade de doadores para manutenção dos estoques. Antes dos registros de casos de coronavírus, a entidade recebia uma média de 10 mil doações mensais. Atualmente, o número caiu para cerca de 8,5 mil, o que corresponde a uma diminuição de 15%.

Os estoques estão, em média, 16 % abaixo do nível ideal. Como consequência, estão em situação reduzida dois dos oito grupos sanguíneos coletados: B- e A-,  e em nível de alerta os tipos A+ e O+. 

Conforme a assessora técnica do Hemosc de Florianópolis, Michelen Debiasi Ghedin, a recomendação de isolamento social e o receio de contaminação contribuíram para a queda nas doações. Ela explica que para garantir a segurança dos doadores, o Hemosc, assim como todas as outras entidades, adotou algumas medidas de prevenção para evitar a propagação do coronavírus, como a readequação do espaço, aferição de temperatura e lavagem das mãos na entrada dos hemocentros e a intensificação da higienização em cada etapa do processo. A doação de sangue também está funcionando com hora marcada, com o espaçamento necessário para evitar aglomerações.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito