A crise na saúde, enfim, parece ter encontrado um caminho para a solução. Após a abertura de cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) no início da semana, mais duas vagas neonatais devem ser inauguradas no dia 30 de agosto. Em todo o Estado, o investimento total de abertura e manutenção ultrapassa o valor de R$100 milhões.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, as filas de espera na UTI pediátrica estão zeradas há duas semanas. "Nós tivemos um momento bastante crítico, envolvendo os meses de junho e julho, por conta desse período mais frio do ano, com uma série de doenças respiratórias causadas por todo o tipo de vírus. Já era algo recorrente no estado. Mas, este ano, foi potencializado por crises diferenciadas, principalmente, envolvendo a Covid-19 e, em algumas regiões, a dengue", explica.
Assim, de forma emergencial, o Governo do Estado prevê a ampliação de 143 leitos de UTI neonatais e pediátricos. Desses, 92 já estão em funcionamento. No Sul, o HMISC e Hospital Regional de Araranguá tiveram a abertura de cinco unidades de terapia intensiva cada. "Nós acreditamos que esse reforço de 143 leitos seja suficiente para passarmos com mais segurança neste período", reforça.
Em Içara, o Hospital São Donato já apresentou proposta de ampliação à Secretaria de Estado de Saúde. No entanto, ainda não há previsão de quando será possível inaugurar novos leitos.