Há 42 anos, Ana Maria Rafael da Silveira se dedica ao trabalho no Hospital São José de Criciúma. Ela é uma das colaboradoras que atuam há mais tempo na instituição. Aninha, como é conhecida, juntamente com os demais 1575 profissionais, 324 médicos, 49 residentes, além de voluntários e estagiários, celebram nesta terça-feira (8) os 86 anos de HSJosé. Uma instituição reconhecida por levar saúde à comunidade e por fazer parte da vida das pessoas.
"Nesses mais de 40 anos aprendi muito, primeiramente com as Irmãs e depois com todos que trabalhei junto aqui no hospital. Entrei para trabalhar no berçário da maternidade, cuidava dos bebezinhos. Fique lá acredito que uns 20 anos, depois fui para o turno da noite. Após um tempo fui para o setor de ortopedia e, por último, vim para o centro cirúrgico, onde estou até hoje. Eu que busco o paciente na portaria, deixo ele pronto para a cirurgia, faço as voltas de almoxarifado, de tudo um pouquinho", comenta Aninha.
Segundo ela, olhando do início do seu trabalho até os dias atuais, a diferença é muito grande. "Tudo tem que evoluir e o HSJosé evoluiu muito com o tempo. Cresceu e eu sou muito contente de estar aqui. Na época da pandemia da Covid-19 fui afastada do trabalho por precaução, mas foi um momento bem difícil para mim porque eu não queria, mesmo sabendo que era um cuidado com a minha saúde. Para mim era um sufoco, chegava na hora do ônibus eu queria trabalhar. Minha cabeça não estava e não está preparada para parar. A gente até pega férias, mas sabe que em um mês vai voltar. Às vezes as pessoas perguntam o que eu faço aqui ainda, mas eu gosto muito. Não me vejo longe do Hospital São José.
A mesma vontade de participar da história do HSJosé está sendo iniciada com a jovem Hilda Melissa, que iniciou como colaboradora da instituição nesta semana. "Estou começando como agente de tele atendimento, no Centro de Especialidades. Sou acadêmica de enfermagem e a minha meta sempre foi trabalhar no HSJosé depois de me formar. Como surgiu essa oportunidade, achei que era uma grande chance de conhecer melhor a instituição, aprender, e, depois de me formar, quem sabe ter uma nova oportunidade aqui dentro. Nesse primeiro dia todos estão sendo muito receptivos, como eu esperava. Espero continuar por um longo período aqui no hospital", ponta a nova colaboradora.
História iniciada em 1936
A história do Hospital São José em Criciúma iniciou em 8 de novembro de 1936, quando iniciou oficialmente o trabalho das Irmãs Escolares de Nossa Senhora na instituição. Desde então, elas se dedicam integralmente a levar saúde, bem-estar, humanização e cuidado a toda a comunidade, juntamente com médicos e colaboradores que fizeram e fazem diariamente a história do HSJosé, um hospital que se tornou referência em toda a região Sul de Santa Catarina.
Celebrar os 86 anos desta história, é relembrar as mais de oito décadas de serviço prestado à saúde nesta região. Foram muitas vidas doadas e partilhadas nesta instituição. Um trabalho contínuo e sempre focado em trazer cada vez mais tecnologia, inovação, sem deixar de lado a humanização e atenção às pessoas. Temos muitos desafios, mas temos certeza que aqueles que participam desta história e sabem o quanto já enfrentamos, estarão conosco para buscar e fazer desta Instituição uma referência sempre maior", enaltece a diretora geral do HSJosé, Irmã Isolene Lofi.
Planejamento para o futuro
O HSJosé contará a partir de 2023 com um novo bloco que irá auxiliar ainda mais no atendimento das demandas da comunidade. Este bloco terá uma estrutura com mais de 17.238m². Serão instalados 90 leitos de internação, 20 leitos de UTI para convênios e particulares, um novo centro de diagnóstico por imagem, bem como todo serviço de oncologia.
"Estamos trabalhando muito, sempre com a ajuda de todos os nossos colaboradores, médicos, todos aqueles que de uma forma ou de outra tem ligação com a instituição. Isso faz com que todos trabalhem nestes projetos que fazem com que possamos seguir à diante com a nossa missão, crescer e se desenvolver cada vez mais para servir à comunidade", aponta Irmã Isolene.
Para celebrar os 86 anos do HSJosé, será realizada nesta terça-feira (8) a partir das 15h, no Hall de entrada da instituição uma missa especial. Toda a comunidade é convidada a participar.