Com objetivo de oferecer princípios básicos da Língua Brasileira de Sinais, o Hospital São José (HSJ), por meio de seu Serviço de Educação Continuada, realiza em julho o curso de Libras para seus colaboradores. O objetivo é capacitar o maior número de trabalhadores para proporcionar um melhor atendimento as pessoas com deficiência auditiva, bem como, a comunicação com os profissionais do hospital que também possuem esta limitação.
No primeiro momento, 30 colaboradores que fazem atendimento ao público poderão realizar o curso, sequencialmente outros profissionais interessados, devem participar do treinamento.
“O curso será ministrado por um colaborador, Eduardo Scheffer, que também tem deficiência auditiva, trabalha na educação e é professor de libras, ele desenvolveu leitura labial e hoje consegue se comunicar também com a língua falada”, aponta Júlia Peruchi Sehnem, enfermeira do HSJ. A capacitação faz parte das políticas de valorização do Serviço de Desenvolvimento Humano do HSJ, que tem por objetivo aprimorar diariamente a melhora no atendimento e também desempenho profissional.
"Nosso objetivo é tentar facilitar a comunicação e interação entre as pessoas. Estes são processos básicos, mas que precisam de ajuda para acontecer de forma mais clara. Temos muitos funcionários surdos e também recebemos clientes. Ainda é um primeiro passo, mas importante. Libras, como o nome diz, é uma língua brasileira, é responsabilidade de todos nós tornarmos cada vez mais comum e acessível este tipo de ação e por isso; desejamos que a nossa, inspire as pessoas a buscarem maior aprofundamento”, aponta Josiane Javorski Psicóloga do Serviço de Desenvolvimento Humano do hospital.
O curso inicia no dia 19 de julho e terá duração de dois meses. Serão duas horas de treinamento por semana, todas as sextas-feiras, no auditório do Centro de Pesquisa do HSJ.