O Hospital São José de Criciúma participou no último ano de uma auditoria do Ministério da Saúde, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). O relatório final foi entregue à instituição recentemente e reforçou as boas práticas do HSJosé e o potencial destas colaborarem para o bom desempenho do hospital no que se refere à eficiência e economicidade. De acordo com a conclusão do relatório, a análise realizada pelo Ministério da Saúde e TCU, indicou que o HSJosé figura como um dos hospitais mais eficientes de Santa Catarina e do Brasil.
A auditoria realizada teve o principal objetivo de avaliar o desempenho das unidades hospitalares públicas prestadoras de serviços de saúde de média e alta complexidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa teve como propósito contribuir para a melhoria da eficiência desses estabelecimentos de saúde em todo o país.
Para a diretora geral da instituição, Irmã Isolene Lofi, a escolha do hospital, a auditoria e o resultado apresentado agora com o relatório só reforçam o compromisso de todos que atuam direta ou indiretamente no serviço prestado pelo HSJosé. "Já foi uma grande alegria estarmos inseridos nestas avaliações que iniciaram com sete hospitais que foram avaliados pela eficiência nos serviços prestados. Ser o escolhido para a auditoria interna, de uma semana, já foi gratificante e por fim, ao recebermos o relatório apontando o hospital como um dos mais eficientes de Santa Catarina e do país foi ainda melhor. Isso tudo só foi possível graças aos nossos colaboradores e médicos que atuam diariamente na linha de frente. É por eles que chegamos neste resultado. Sem dúvida é uma notícia a ser comemorada e nos motiva a continuar melhorando sempre mais. Sempre digo, nós somos bons naquilo que fazemos com os recursos que recebemos, pois primamos para a segurança do paciente e as avaliações dizem e confirmam isso, o que deve ser motivo de alegria para todos", enaltece a diretora geral do HSJosé, Irmã Isolene.
A escolha dos hospitais que receberam a auditoria que procura identificar pontos positivos que servirão de exemplo para outras instituições do país, seguiu alguns critérios. Dos 176 hospitais existentes em Santa Catarina, apenas sete instituições apresentaram eficiência superior à 50% e entre as etapas realizadas, somente três instituições passaram a ser avaliadas detalhadamente, entre elas, o Hospital São José de Criciúma.
"Esta é mais uma comprovação da eficiência do trabalho realizado pelo HSJosé. Com o esforço de todos conseguimos trazer cada vez mais tecnologias, sem jamais esquecer a humanização e a união de todos pelo bem da comunidade. Precisamos celebrar essa grande conquista", garante a diretora financeira do HSJosé, Terezinha Buss.
O processo de avaliação foi iniciado junto ao hospital em 18 de julho de 2022 com uma carta do Ministério da Saúde e, desde então, diversas etapas foram realizadas. Em outubro, quatro auditores do Sistema de Auditoria do SUS (SEAUD/SC) estiveram no HSJosé buscando evidências frente à eficiência identificada. Observaram técnicas relacionadas à gestão, governança, estratégia e controle, especialmente voltadas ao giro do leito. Após este período de análise e conclusão dos trabalhos, o relatório final comprovando todo o trabalho desenvolvido pela instituição e a sua eficiência foi entregue agora ao final de maio.
"Nós só conseguimos ter esses resultados, especialmente com relação ao giro de leitos, devido ao trabalho engajado entre corpo clínico, núcleo interno de regulação e a capacidade do hospital em oferecer subsídios para que tenhamos diagnósticos rápidos e capacidade de resolução de casos. É mais um ponto a ser celebrado, uma conquista que reforça o esforço de todos em prol da eficiência no Hospital São José", garante o médico do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HSJosé, Dr. Douglas Gobbo Pierini.