O Centro Universitário UniSatc recebe, nesta terça e quarta-feira (26 e 27), o I Simpósio de Aplicações em Engenharia. O evento, que aborda as tendências e desafios da engenharia mecatrônica, enfatizando sua relevância para o futuro da sociedade, reunirá especialistas e profissionais de várias áreas para discutir aplicações em mecânica, automação e eletrônica, buscando soluções sustentáveis e eficientes para as demandas sociais.
O Simpósio visa estimular a reflexão crítica sobre o papel da engenharia na sociedade do futuro. Além de ser aberto ao público, o evento contará com a participação dos acadêmicos da UniSatc. "Buscamos através do Simpósio despertar o interesse das novas gerações pelas áreas pulsantes da engenharia e disseminar novas tecnologias emergentes", afirma o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc, João Mota.
Durante o evento, um ciclo de palestras e mesas redondas irá abordar uma ampla gama de tópicos. Desde a eficiência energética até a transformação digital nas indústrias, tecnologias inovadoras como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e automação avançada.
"Não se trata apenas de buscar respostas técnicas, mas de considerar as implicações éticas, sociais e culturais das inovações mecatrônicas. Nesse contexto, a divulgação científica desempenha um papel crucial, pois ajuda a traduzir a complexidade da engenharia mecatrônica para o público em geral, incentivando a participação ativa e a compreensão", ressalta o coordenador.
O intuito do evento é criar um ambiente propício para novas ideias e colaborações que podem moldar positivamente o futuro. Por isso, é destinado para estudantes e pesquisadores de todos os níveis de escolaridade que poderão se envolver ativamente no diálogo sobre o futuro da engenharia.
O I Simpósio de Aplicações para Engenharia terá início nesta terça-feira (26), e continua na quarta-feira (27). Nos dois dias o evento ocorrerá no Auditório 5 da UniSatc, das 16h às 22h, com palestras, mesas redondas e workshops. Você pode conhecer todos os palestrantes através do link. A entrada é gratuita para toda a comunidade.