O Salão Paroquial da Matriz São Donato ficou lotado para a realização da VIII Conferência Municipal de Saúde de Içara. Durante toda esta quinta-feira, dia 23, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da saúde e autoridades municipais estiveram reunidos para discutir o serviço prestado na cidade. Aproximadamente 400 pessoas participaram do evento.
Realizada de quatro em quatro anos, esta edição teve como tema central: 'Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia'. A etapa municipal preparou propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como elegeu os delegados que representarão Içara.
"O SUS, apesar da sua curta existência de 30 anos, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo um exemplo de inclusão e transformação. Aqui, a saúde pública sempre será a nossa prioridade. Além de zerarmos as filas por exames, oferecermos uma estrutura adequada e profissionais capacitados, precisamos sempre ouvir o que os usuários do SUS têm a nos dizer", destaca a prefeita Dalvania Cardoso.
Para Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara, a participação da sociedade civil é fundamental para firmar laços e garantir o fortalecimento do processo democrático de participação social do SUS. "Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado do evento. Não temos dúvidas de que, desde já, iremos aprimorar ainda mais o nosso serviço, nos baseando nas necessidades do nosso cidadão", afirma.