A Vigilância Epidemiológica de Içara dará início na próxima segunda-feira (8) ao "Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira)", procedimento usado para uma breve obtenção de indicadores entomológicos. Para isso, os profissionais visitarão imóveis de todos os bairros. O objetivo é identificar a quantidade de focos do mosquito transmissor da doença e direcionar as estratégias de combate.
"O Lira serve para fazermos um controle mais rápido dos focos, o que vai permitir o conhecimento por amostragem da quantidade de imóveis com a presença do transmissor da dengue, o Aedes aegpty. Nós temos o mapeamento de todos os bairros. Após sorteio dos locais, faremos uma amostragem de 20% do município, para constatarmos se há larvas, eliminarmos os criadouros, e verificarmos a incidência de focos", detalha a agente de endemias da Vigilância Epidemiológica de Içara, Silvia Pereira da Rocha.
O secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler, reforça o pedido para que os moradores colaborem, sendo solícitos ao receberem os agentes que irão vistoriar a parte externa dos imóveis. Ao se depararem com focos com larvas, as coletas serão enviadas ao laboratório que determinará se há a presença do mosquito da dengue no local.
"O último levantamento apontou 86 focos do mosquito no município, o que nos faz ficar em alerta. Nunca é tarde para relembrarmos como a população pode nos ajudar no combate à dengue. Elimine qualquer tipo de água parada dentro de casa. Essa é uma responsabilidade que precisa ser cumprida por todos", enfatiza.
É válido relembrar que, atualmente, não há casos de dengue registrados em Içara. Denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 156, ou pelo WhatsApp 98865-9466. Orientações de prevenção e e esclarecimentos a respeito de sintomas,podem ser obtidos com a Vigilância Epidemiológica no número 3431-3577.
--
Colaboração: assessoria de comunicação da Prefeitura de Içara