O Governo Municipal de Içara recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 9, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e Departamento de Controle Interno, comunicado do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) indicando que o município tem o sexto Conselho Municipal de Educação mais atuante dentre 263 municípios pesquisados em todo Estado.
Içara obteve 63 pontos alcançando o status "adequado" que é o nível máximo de avaliação. Para esse nível, os municípios precisam obter entre 48 e 70 pontos. Abaixo, vêm os níveis "básico", com pontuação entre 24 e 47 pontos, e "fraco", com pontuação entre 1 e 23. Portanto, Içara se aproximou da nota máxima ficando atrás apenas de cinco outras cidades entre mais de 260 avaliadas.
"Isso mostra mais uma vez que estamos no caminho certo. O nosso governo não tem problemas com nenhum tipo de fiscalização ou monitoramento, pois sabemos muito bem o que queremos e onde pretendemos chegar com responsabilidade e ética. Todos os conselhos têm liberdade e autonomia para fazer o seu trabalho e, ficamos muito felizes, ao saber que o Conselho Municipal de Educação tem cumprido seu papel com excelência", comemorou a prefeita Dalvania Cardoso.
"É com alegria que recebemos esta informação do Tribunal de Contas de SC sobre a atuação do Conselho Municipal de Educação de Içara. Isto demonstra na prática a seriedade e a transparência com que a gestão trata desta instância de deliberação. Destacamos também o comprometimento com que os membros do Conselho têm atuado conscientes da importância do seu papel. É uma demonstração evidente de aperfeiçoamento do processo de gestão da educação municipal em todas as instâncias", pontuou a secretária de educação, ciência e tecnologia Rose Reynaud.