A duplicação da SC-445, em Içara, está em andamento. O projeto já foi aprovado, a licitação está feita e já se tem uma empresa contratada, a JR Construções. Dos dez quilômetros totais da obra, 2,5 – trecho da primeira etapa – estão em andamento. Após algumas discussões, moradores do bairro Vila Nova, onde a rodovia passa, estão pedindo por uma alteração no projeto.
“Eles querem a possibilidade de colocar a rótula mais para trás, para não ficar tão próxima da BR-101. Para eles, mudando 400 metros a posição da rótula, ela não interferiria em nenhuma residência ou comércio. Se é possível ou não, eu não posso afirmar, mas vamos fazer um levantamento do que vai impactar, se o custo é menor ou maior, quais as vantagens dos dois lados, se vai prejudicar outras pessoas...”, explicou o coordenador regional da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Ademir Honorato.
Discutido desde o primeiro semestre de 2021, são R$ 43 milhões em investimentos somente neste trecho. O ponto central está relacionado a construção da rótula da rodovia, que deve facilitar o fluxo de veículos na região.
“Hoje, na rótula da BR-101 que entra para a SC-445, muito veículos precisam atravessar a SC pela alça. Vemos vários caminhões e veículos pesados fazendo essa volta por cima da pista, gerando um risco de segurança muito grande pra as pessoas que trefegam por ali e causando lentidão na SC-445. Aquela rótula vai resolver várias situações no Vila Nova”, pontuou o secretário de planejamento de Içara, Israel Rabelo.
A presidente da Associação Empresarial de Içara, Tati Pavei, explica que os moradores são ouvidos e uma decisão será tomada. “Teve essa conversa realmente, de diminuição da pista e de alguma mudança de projeto, a partir do momento em que começaram a fazer os estudos dessa fase inicial do projeto. A gente já fez duas reuniões no município com os empresários, vereadores, deputados que estão mais engajados”, concluiu.