Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ideb: Região bem colocada nas séries iniciais

Nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o resultado foi abaixo do esperado. Números seguem a tendência nacional

Por Bruna Borges Criciúma, SC, 05/09/2018 - 07:22
Daniel Búrigo / A Tribuna
Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou esta semana os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para todo o país. Os dados são referentes às provas aplicadas em 2017 com as turmas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além das turmas de 3º ano do Ensino Médio. Na Região Carbonífera, os números foram positivos, principalmente para as séries iniciais.

Dos 12 municípios que compõem a AMREC, dez ficaram acima da média estipulada pelo MEC (6,0) para os anos iniciais. A melhor média nessa categoria foi de Forquilhinha, que alcançou 6,8. O resultado, segundo a secretária municipal de Educação, Sônia Regina Silveira Gonçalves, é a junção de vários esforços.

“Nós apostamos muito na formação continuada dos professores, também temos o projeto de aulas no contraturno, educação em tempo integral em três escolas, estruturas de tecnologia que auxiliam o professor e o aluno em sala de aula. Esses são alguns diferenciais”, pontua Sônia. 

“Foi uma notícia muito positiva, mas a gente não pode parar, não pode achar que está bom. Temos que sempre buscar melhorar ainda mais”, conclui a secretária.

Escola Jairo Thomazi é destaque em Criciúma / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna

Escola destaque

A média de Criciúma nas séries iniciais foi de 6,2, mas uma escola em particular se destacou mais uma vez. Seguindo a tradição das avaliações anteriores, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Jairo Luiz Thomazi, do Bairro Jardim Angélica, ficou muito acima da média, atingindo nota 8,4 no Ideb.

“Muito desse resultado se deve ao quadro de professores da escola que é quase todo formado por professores efetivos. Nós temos aqui, por exemplo, a professora Wanderléia Colonetti, que está na escola há 16 anos. Isso cria uma relação de mais comprometimento da equipe. Não tem segredo, nem mágica, é comprometimento da equipe”, afirma a diretora da unidade, Raquel Martins. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito