Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, será realizado nesta terça-feira (15), o 2º Aquilombar em Criciúma, com início às 17h, no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi. O evento discute a temática do racismo e todas as formas de discriminação e intolerância. Organizado pelos Movimentos Sociais do município e Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (COPIRC), com apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, a ação este ano tem como tema: "tradição, ancestralidade e respeito".
Conforme relato da coordenadora da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (COPIRC), Munique do Nascimento, os casos de racismo, bem como a intolerância religiosa, têm aumentado significativamente não somente no município, mas em todo o país. "Nosso evento é nossa manifestação pacífica. Entendemos que ocupar este espaço é também uma forma de resistência da população negra criciumense", afirma Munique.
O 'Aquilombar' é em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, que se comemora em 20 de novembro, data em que Zumbi dos Palmares foi morto de forma violenta. "Zumbi foi um grande líder no Quilombo dos Palmares e merece nossas homenagens ainda nos dias de hoje", completa a coordenadora.
Confira a programação:
17h – Abertura:
- Gabriel Rodrigues - Presidente Estadual da CUFA.
17h05 - Balé Clássico:
- Davi das Chagas.
17h10 – Apresentações:
- Escola Municipal Lili Coelho: Coral - Professora Veridiana Costa do Nascimento - Regência de Agatha Ferreira - Performance Ismália de Emicida e Poema de Alphonsus de Guimarães.
17h25 - Dança Shakira:
- Waka Waka (Centro de Educação Municipal de Jovens e Adultos).
17h35 - Projeto Arte na Escola:
- Entre Elas - Dança Afro House;
- Eu em ti - Dança Contemporânea;
- GEIAF – Bailarinos Alleh Porto, Sara Ruth e Vitor da Rosa. Músicos Francine Santos e Saimon Lino.
18h - Nego Frank:
- Ritmo e Poesia
18h15 – Música:
- Sintia Batukart
18h30 – Música:
- Caique Lima