Durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), diversas pessoas e empresas se voltaram a auxiliar aqueles que mais necessitam. Um destes exemplos é a Neoway, maior empresa de Big Data e Inteligência Artificial da América Latina, com sede em Florianópolis, que criou o Neoway for Good para ajudar governos, setores de saúde e negócios de todos os segmentos a superarem a crise.
Nesse primeiro momento, as ações próprias e em parceria devem beneficiar direta ou indiretamente mais de 142 mil pessoas e 11 mil empresas. O impacto previsto é de R$ 56 milhões. “Encontramos possibilidades nos próprios produtos e quando as coisas começaram a acontecer começamos a nos perguntar o que poderíamos fazer. A intenção é diminuir o peso do sistema de saúde. Parceria com o setor privado, como auxiliar a agilizar a liberação de crédito para o pequeno empresário. Temos uma plataforma de dados e conseguimos agilizar os créditos para chegar mais rápido. Tentamos trabalhar em duas frentes: economia e saúde”, salientou o CEO da Neoway, Carlos Eduardo Monguilhott, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior.
A empresa ajuda secretarias de saúde dos municípios a, entre outras coisas, interpretar informações. O grande desafio dos gestores era tomar conhecimento e nós disponibilizamos isso. Se tem a quantidade de leitos, ou a disponibilização de crédito. O grande desfio foi o da colaboração. A gente disponibilizou, publicou o programa na segunda semana da pandemia para se aproximar dos gestores”, falou.
Somente em Santa Catarina, além de auxiliar a Secretaria de Estado da Saúde, a empresa atende dez cidades.
Entre as iniciativas, a equipe de cientistas de dados da Neoway desenvolveu um indicador de Impacto para ajudar empresas de todos os tamanhos e setores a superarem o momento atual. A partir da solução, é possível analisar quais segmentos do mercado estão mais suscetíveis ao impacto econômico causado pela pandemia do coronavírus. Ao ser utilizado, o indicador serve como um guia, que pode orientar os negócios na análise da sua carteira de clientes, assim como na tomada de decisão nos próximos meses.