Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

'Inova Região' levará autonomia às associações municipais

Secretário de Articulação Internacional de SC, Paulo Bornhausen, detalhou o projeto na Som Maior

Por Vitor Ávila 31/10/2024 - 09:39 Atualizado em 31/10/2024 - 10:43
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Paulo Roberto Bornhausen, detalhou o projeto "Inova Região" durante entrevista à rádio Som Maior nesta quinta-feira (31). Sob coordenação do governo estadual, o projeto visa fomentar o protagonismo regional em diversas áreas, com cada região do Estado determinando as prioridades e iniciativas de desenvolvimento. "É um modelo de autogestão, onde o governo apoia as escolhas feitas localmente", afirmou Bornhausen, reforçando que a proposta busca dar mais autonomia às regiões, para que possam definir seu futuro com base em suas necessidades.

O projeto "Inova Região" é uma expansão de iniciativas que Bornhausen liderou anteriormente na região da AMFRI, em Itajaí, onde o modelo teve sucesso com a implementação de ônibus elétricos intermunicipais e de sistemas de BRT. Agora, o objetivo é replicar e adaptar esse modelo para outras regiões de Santa Catarina. Segundo o secretário, o programa permite que as associações de prefeitos e a sociedade civil se unam para identificar áreas de investimento prioritárias, como mobilidade urbana, resiliência climática ou turismo regional. "As regiões de Santa Catarina sempre foram protagonistas em seu desenvolvimento, e essa é uma forma de retomar esse protagonismo", destacou.

Bornhausen revelou que o governador Jorginho Mello já autorizou o início do projeto em outras regiões e que o primeiro trimestre de 2025 será voltado a reuniões com os novos prefeitos para explicar e estruturar a iniciativa. A ideia é que cada região selecione até três áreas de foco para o desenvolvimento, com apoio técnico e financeiro, incluindo parcerias com instituições internacionais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano. “Nós queremos que cada região assuma as rédeas de seu desenvolvimento", explicou.

O secretário também ressaltou o compromisso de iniciar o projeto pela região Sul de Santa Catarina, atendendo a um pedido da prefeita de Adalvani e do prefeito Vaguinho. A expectativa é que as primeiras ações na região sul comecem no início de 2025. "Essas iniciativas locais, decididas em parceria com a comunidade, podem ser um divisor de águas para o desenvolvimento regional", concluiu Bornhausen.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito