O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) abriu oficialmente as inscrições para o Curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário, voltado para quem deseja atuar nas praias do Extremo Sul Catarinense, em cinco praias da região. Os interessados devem realizar o cadastro online até o dia 16 de setembro.
Para se candidatar, os participantes precisam atender a alguns requisitos, como ter no mínimo 18 anos, estar em boas condições físicas e não possuir antecedentes criminais, entre outros critérios especificados no edital. "O serviço de salvamento aquático é vital para a segurança da população, sendo imprescindível a atuação dos Guarda-Vidas. Durante o curso, serão realizadas atividades teóricas e práticas, capacitando e habilitando os alunos a prestar o serviço", destaca o subcomandante do 4° Batalhão de Bombeiros Militar, major Renan Fernandes.
Cada praia possui um edital específico, sendo essencial que os candidatos fiquem atentos ao local onde desejam atuar. Os editais estão disponíveis no link, ou na bio do instagram @cbmsc.criciúma ou @cbmsc.amesc. Uma das novidades deste ano é a oferta de uma turma no período noturno, além das turmas tradicionais no período matutino.
Além de realizar esse serviço essencial para a população, o Guarda-Vidas recebe uma diária de R$ 208 por serviço realizado. O batalhão é responsável por cerca de 80 quilômetros de orla no Extremo Sul de Santa Catarina, abrangendo as praias de Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Morro dos Conventos, Balneário Gaivota e Passo de Torres.
Para os guarda-vidas que já realizaram o curso em anos anteriores, é necessário realizar o Curso de Recertificação de Guarda-Vidas Civil Voluntário (CRGVCV), que visa atualizar os alunos para o desenvolvimento das atividades de prevenção e salvamento aquático e revalidar o certificado de guarda-vidas civil.
Colaboraçáo: Edna Schmitz/Corpo de Bombeiros