Seguem até o 12 de maio as inscrições para a eleição do Conselho Tutelar de Içara. Serão cinco vagas disponíveis para o quadriênio 2024/2028. Os interessados devem acessar o link https://bit.ly/editalconselho2023 para obter mais informações.
"A eleição acontece a cada quatro anos. Primeiro será avaliada a documentação, para ver se tudo está em dia. Com a aprovação, em julho acontece a prova teórica sobre os conhecimentos do regimento do Conselho Tutelar, além de língua portuguesa e informática. Se atingirem ao menos a média 6,0, os candidatos passam para a próxima etapa, que consiste na avaliação psicológica", detalha Elisângela Zanolli Manarin, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Içara.
Por fim, acontece a campanha para a eleição, com os cinco mais votados tomando posse no início do próximo ano. Para se candidatar é necessário ser morador de Içara, ter mais de 21 anos e possuir ao menos dois anos de experiência na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Conselheiros atuais podem buscar a reeleição.
A carga horária é de 40 horas semanais para uma remuneração mensal de R$ 4.757,22. "É importante relembrar que um conselheiro por semana permanecerá em caráter de plantão durante a noite e ao final de semana, caso aconteça alguma ocorrência em que precise ser acionado", aponta Elisângela.
Até o dia 26 de maio, o CMDCA publicará no site do Governo Municipal a relação dos nomes de todos os candidatos inscritos. O período legal de campanha será entre os dias 1º e 30 de setembro, com o pleito marcado para 1º de outubro.
"Cabe aos conselheiros tutelares garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados. Estes profissionais são considerados essenciais na proteção da infância e adolescência no Brasil. Por isso é importante que as pessoas interessadas em exercer o cargo, estejam cientes de que é uma responsabilidade ímpar desempenhar essa função", finaliza a presidente.