O glúten é uma proteína encontrada em muitos cereais e pode provocar problemas para algumas pessoas. Nos últimos anos a alimentação vem mudando e passamos a consumir mais produtos à base de trigo. Mesmo quem é intolerante consegue viver normal, com pequenos ajustes.
“A pessoa sendo intolerante ou não, o trigo ataca os enterócitos. Imagine o intestino como casinhas. O glúten quando ele chega no intestino da pessoa, ele chega na parede e ataca os enterócitos, em todos os intestinos, deixando ele poroso, como se fosse uma peneira”, afirmou a nutricionista, Andréia Formentin Sartor.
O intestino pode ser recuperado com o consumo de lactobacilos, que já estão presentes no corpo, mas vão sendo destruídos com o passar dos anos. O consumo de suplementos ricos nessa bactéria do bem é indicado. O ovo é um alimento que pode fazer parte da dieta de pessoas nessa condição.
“90% dos anticorpos que a gente produz estão no intestino. Então começam o aparecimento das ites, todas essas doenças são relacionadas ao glúten. Acontece porque a parede do intestino não consegue agir”, completou Andréia.