A Polícia Militar vem fechando o cerco contra os furtos em condomínios na região central de Criciúma. A dificuldade é manter esses autores presos. “A legislação por ser branda para esse tipo de crime acaba dificultando. Para se ter uma ideia, na semana passada prendemos na mesma semana 3 vezes o mesmo homem. Mas infelizmente a legislação não permite que eles fiquem detidos por muito tempo. Acompanhamos muito a reincidência. Em um dos casos o detido tinha 67 passagens pela polícia”, afirma Sandi Sartor, comandante da 9ª Região da Polícia Militar.
Sandi ainda pede que os moradores dos condomínios reforcem a atenção. “É importante que o morador fique alerta e não facilite a entrada de pessoas estranhas. Tem que sempre verificar se a garagem fechou e o mesmo fazer com a porta que dá acesso ao prédio. Temos as estatísticas e notamos que em 2021 foram 34 ocorrências em prédios”, adianta o comandante.
Por todos esse dados os moradores de Criciúma precisam ficar alerta. Somente nessa terça-feira, 14, três condomínios residenciais foram alvo de invasões na parte central da cidade. O último caso aconteceu por volta das 18h50min. O homem, que é suspeito de ser o mesmo das invasões registradas ao longo da tarde, aproveitou que moradores estavam entrando, se passou por inquilino e conseguiu acessar o prédio sem maiores dificuldades.
Pouco mais de uma hora depois, em plena luz do dia, na avenida Centenário, na parte central e mais movimentada de Criciúma o mesmo aconteceu, mas sem sucesso. Por volta das 17h30min, possivelmente o mesmo homem, mas dessa vez acompanhado por outro, chega em frente ao condomínio de classe média, observa pelo vidro a movimentação e estoura a porta.
Com o barulho e com receio de serem flagrados eles fogem do local sem levar nada. O que chama a atenção é que no mesmo dia, segundo testemunhas, um deles já havia tentando invadir um outro condomínio, dessa vez no bairro Comerciário, o mais populoso da cidade.