Na madrugada e manhã desta terça-feira, 28, em um intervalo de três quilômetros, dois acidentes aconteceram na BR 101, em Içara. Um caminhão tombou sozinho dois quilômetros após o acesso à Via Rápida, no sentido Norte, e outro colidiu com um ônibus que estava no acostamento, parado por problemas mecânicos. Nenhum dos casos teve vítimas, mas chama a atenção para os constantes acidentes com caminhões no trecho Sul da rodovia.
De acordo com Adriano Fiamoncini, substituto do setor de comunicação da PRF, o principal fator encontrado pela polícia é a jornada prolongada, sem intervalos de descanso, que alguns caminhoneiros se submetem.
"Acredito que o principal problema seja o cansaço. O descumprimento da lei do caminhoneiro, que obriga intervalos regulares de repouso. Acabam dirigindo grandes distâncias enm uma única viagem sem dormir. A privação do sono acaba tirando as condições do motorista prestar atenção na rodovia. Acompanhamos muitos acidentes em que o veículo saiu sozinho da rodovia, sem contato com outro veículo, que a única explicação é que o motorista dormiu no volante por cansaço. Não estou dizendo que é o caso desses acidentes de hoje", destacou Fiamoncini.
O agente aponta que as jornadas de 12 a 16 horas consecutivas são mais frequentes entre os caminhoneiros autônomos, muitas vezes visando ampliar o número de fretes realizados para conseguir manter o veículo e ampliar a fonte de renda.
"Os que são funcionários acabam conseguindo fazer um descanso maior. A PRF olha o tacógrafo dos veículos, nem sempre ele está preenchido, mas quando está é possível ver quanto tempo teve de parada e de rodagem", acrescentou Fiamoncini.
A BR 101 não tem limitação do trânsito de caminhões, sendo liberado as 24 horas do dia. Porém, muitas vezes os caminhões ultrapassam o peso limite das cargas, o que danifica a rodovia e também aumenta a insegurança. Em 2019, a PRF de Santa Catarina flagrou mais de 5,8 milhões quilos de excesso de peso nas rodovias federais de Santa Catarina. "O trânsito de carga e transporte é muito forte. O excesso de peso é um grande problema. Além de estragar o asfalto, ele também sobrecarrega o sistema de freios do veículo. O motorista leva um tempo muito maior para parar o veículo do que levaria se carregasse o peso ideal", conclui Fiamoncini.