Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Jornalismo&Conexões aproxima acadêmicos da Faculdade Satc de temas atuais

Debates foram transmitidos pelo canal do curso de Jornalismo no YouTube e mediados por egressos da instituição

Por Redação Criciúma, SC, 11/09/2020 - 22:49
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Três dias de debates que fortalecem o jornalismo e sua importância na sociedade. O curso de Jornalismo da Faculdade Satc realizou o Jornalismo&Conexões com profissionais renomados da área. O evento, voltado aos acadêmicos, também foi acompanhado por convidados e colegas no Youtube.  

"Eu achei todas incríveis. Foram três pessoas que trouxeram pontos de vista diferentes sobre a profissão, mas que ajudaram ainda mais a conhecer o mercado de atuação do jornalista. É bom, como estudante do curso conhecer mais sobre a prática da profissão, e até sobre as diferentes áreas de atuação, pois os palestrantes já passaram por diversas áreas no âmbito jornalístico. Acabamos conhecendo um pouco sobre rádio, sobre ser correspondente internacional, sobre edição. E, além disso, os diversos desafios que os profissionais trouxeram acaba nos preparando para o futuro", ponderou a acadêmica Nicoli Martinazzo.  

A primeira noite de debates contou com a participação do jornalista Alexandre Oliveira, ex-atleta e repórter da SporTV. A mediação foi feita pelo jornalista da NSC TV Eduardo Prestes. Oliveira contou histórias vivenciadas por ele na cobertura de grandes competições esportivas e que envolvem o cotidiano jornalístico. "É fundamental ser isento. Trazer a informação que não prejudique nenhum dos lados. Futebol é muito passional", comentou. 

A importância de empreender, de estar atento às mudanças foi outro tema do segundo dia, que contou com participação da jornalista Juliana Munaro, apresentadora do primeiro quadro sobre startups da TV brasileira no programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios. "Nem todo mundo tem perfil para ter um CNPJ, mas todo mundo pode empreender. O jornalista precisa estar aberto às formas de empreendedorismo. As vezes ficamos limitados às carreiras profissionais, mas hoje em dia existem várias possibilidades", afirmou Juliana. A mediação foi conduzida pela jornalista Beatriz Formanski, egressa do Jornalismo Satc. 

O ciclo de debates foi finalizado por alguém que conhece bem Criciúma. O jornalista David Coimbra, colunista da Zero Hora e Rádio Gaúcha, trabalhou nos principais veículos de Criciúma no final dos anos 80 e início da década de 1990. Lembrou os tempos na cidade, as coberturas esportivas e vitórias do Tigre. No bate-papo, que foi mediado pela jornalista Francine Ferreira, ele falou também sobre a opinião no Jornalismo. Francine, que é egressa do curso, atua como editora do site Forquilhinha Notícias e também na agência Mondigital.

"Todo mundo dá sua opinião. Mas, o que está acontecendo é que as pessoas estão fazendo a seleção natural. Percebemos agora durante a pandemia que os veículos tradicionais cresceram na audiência, porque as pessoas precisavam de informação segura e foram buscar isso nos veículos. No final, vão sobrar os que têm credibilidade", destacou David. Quem perdeu e quiser acompanhar pode acessar o Jornalismo Satc no YouTube. 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito