A Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) completa 128 anos neste domingo, 16 de maio, e traz a missão de ser guardiã dos registros das empresas do Estado. Ao longo de sua história, passou pela evolução da escrita à mão, da máquina de escrever aos atuais e modernos computadores.
Quem acompanha essa trajetória há três décadas é o diretor Deoclesio Beckhauser. Considerado pelos colegas como o Google das informações empresariais, o diretor que há 36 anos atua na Jucesc, comemora a boa fase da instituição.
“Quando eu entrei na Jucesc os registros eram todos manuais. A gente tinha máquina de escrever, então, não podia errar. Toda empresa que era constituída, fazíamos uma fichinha, colocávamos no prontuário. Depois que começou a vir a evolução. E, eu sempre dizia, só vou me aposentar depois da Junta Digital. E, de fato, me aposentei depois disto. Mas não parei de trabalhar, pois posso contribuir muito ainda para Santa Catarina”, conta Deoclesio, com alegria.
E por falar em Jucesc 100% Digital, o servidor lembra que a modernização trouxe ainda redução de gastos e tempo. “Graças aos processos de modernização, não há mais necessidade de deslocamentos ou custos de Correios para trazer um processo à Junta. Isto causa impacto direto na diminuição de custos dos empreendedores e de toda a classe contábil. Além da diminuição do tempo dos registros, que antes levava em torno de 15 dias ou mais. Hoje, pode ser realizado em minutos, 24 horas por dia e nos sete dias da semana”.
De acordo com o presidente da Jucesc, Gilson Bugs, a instituição evoluiu muito, e tem como proposta se tornar cada vez mais um órgão modelo em agilidade e modernização. “Santa Catarina está entre as três Juntas mais rápidas do Brasil. Com a implantação do registro automático, reduzimos o tempo de abertura de empresas. O processo é feito com contrato padrão do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) e efetivado em, no máximo, cinco minutos. E não para por aí, hoje, com o aval da gestão Carlos Moisés, entregamos aos empreendedores e seus contadores um serviço de excelência, ágil, desburocratizado, totalmente digital, com absoluta segurança jurídica. Além de aperfeiçoamentos constantes, celeridade e praticidade. Fruto do primeiro lugar na categoria Governo Inovador, do Prêmio Inovação Catarinense - Professor Caspar Erich Stemmer”, ressalta ele.