A eleição para a escolha da nova diretoria da Cerbranorte, cooperativa de eletrificação que atende Braço do Norte e Rio Fortuna, foi suspensa por decisão judicial sob pena de multa de R$ 500 mil. O pleito aconteceria neste sábado.
Também foi nomeado Cristiano Orlandi, especialista em conflitos societários, com interventor judicial. Ele ficará responsável pela nomeação de equipe técnica para designação e realização de novas eleições, incluída, previamente, a formação de nova comissão eleitoral.
A decisão é do juiz Lírio Hoffmann Júnior após denúncia apresentada pela Chapa 2. Entre as irregularidades apontadas estariam fraudes em transferência de medidores, ligações em áreas fora de abrangência da cooperativa e reativação recente de unidades, além de troca de favores.
A assembleia que acontece na noite dessa sexta-feira, chegou a ser cancelada pela própria Cerbranorte, mas se voltou atrás já que são discutidos repasses para entidades como o Hospital Santa Teresinha. A reunião deve ser marcada por bastante tensão.
A eleição para a Cerbranorte é historicamente bastante acirrada. Duas chapas concorrem nesse ano ao comando da Geração e Distribuição. A Chapa 1 tem como candidato à presidente da Distribuição o atual vice Nelo e o atual presidente Toninho é o candidato a vice. Na Geração os candidatos são Dado como presidente e Duda para vice.
A Chapa 2 apresenta como presidente à Distribuição Mayco e Roberto Kindermann para vice. Para a Geração a presidente concorre Valneide e Carlito Wiggers como vice.